20 anos de luta pela Região das Hortênsias
- MARH
- 13 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de abr. de 2022
No dia 19 de abril, comemoramos 20 anos de atuação pela proteção do meio ambiente.
A Região das Hortênsias é conhecida como um lugar de natureza exuberante, com muitas belezas naturais e qualidade de vida. Foi pensando nisso que no dia 19 de abril de 2002, nasceu o Movimento Ambientalista da Região das Hortênsias, o MARH, formado por um grupo de pessoas da comunidade preocupado em apontar e propor soluções para os problemas que ameaçam o nosso bem mais precioso: o meio ambiente.
Nestes 20 anos, a ONG ambientalista tem marcado sua presença e liderança por meio de várias ações, dentre elas destacamos:
- Educação ambiental e consumo consciente - realizou atividades em escolas e nove edições do Brique da Troca e da Barganha e três edições da Feira da Sustentabilidade.
- Combate à poluição ambiental - executou junto a Prefeitura Municipal de Gramado e a iniciativa privada o projeto de reciclagem de lâmpadas, pilhas e baterias, dando destinação correta a estes resíduos.
- Melhora Preservação da paisagem urbana e rural - incentivou e colaborou na implantação da Lei das Placas, em Gramado.
- Alerta para a falta de saneamento e a consequente poluição das águas - fez campanhas de coleta e análise de água em vários arroios de Gramado (ver mapa) e apoiou ações em Canela.
Além disso, o MARH defende a causa ambiental participando de conselhos municipais e regionais, como o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Canela e de Gramado e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caí.
Todas estas ações têm como objetivo: a preservação ambiental, o cuidado com a fauna e a flora, a manutenção da qualidade da água e um planejamento urbano sustentável de forma a garantir qualidade de vida para quem mora e visita a Região das Hortênsias (Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula).
O aniversário da ONG MARH é um marco no amadurecimento e na evolução do movimento ambientalista.
Se você quer participar e colaborar com a causa ambiental da região, é só entrar em contato pelo Facebook: @Movimento.Ambientalista.MARH ou através do e-mail:
Comments